Sobre

O espetáculo “Violão Brasileiro”, apresentado pelo violonista, arranjador e compositor Rafael Thomaz, é uma imersão na história e na alma da música brasileira por meio de seu instrumento mais emblemático: o violão. Unindo pesquisa, sensibilidade artística e virtuosismo, Thomaz conduz o público por uma jornada musical que atravessa diferentes épocas, estilos e regiões do país.

No palco, o artista recria obras fundamentais do repertório nacional com arranjos próprios, que dialogam com a tradição ao mesmo tempo em que propõem novas leituras. O programa traz uma rica diversidade rítmica e estilística, com gêneros como valsa, maxixe, choro, samba, baião, bossa nova, chula baiana e afro-sambas, revelando a versatilidade e profundidade expressiva do violão brasileiro.

O repertório contempla composições de grandes nomes da música brasileira como Dilermando Reis, Ernesto Nazareth, Garoto e Tom Jobim, entre outros. Cada obra é interpretada com cuidado estético e liberdade criativa, resultando em um espetáculo que homenageia o passado e, ao mesmo tempo, aponta para novas possibilidades sonoras.

“Violão Brasileiro” é um convite à escuta sensível e à redescoberta de um patrimônio musical vibrante, apresentado por um dos expoentes da nova geração de violonistas brasileiros.

Duração aproximada: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Música instrumental brasileira


Repertório

Eterna Saudade (Dilermando Reis)

Três arranjos de Nazareth

Escorregando

Turbilhão de Beijos

Nenê

Lamentos do Morro (Garoto)

Quatro melodias de Jobim

Imagina

Passarim

Falando de Amor

Samba do Avião

Mountain Flight (Toninho Horta)

Rio Amazonas (Dori Caymmi)

Vai Passar (Francis Hime e Chico Buarque)

Veneno de Cobra (Rafael Thomaz)

Barravento (Rafael Thomaz)


Sobre

Rafael Thomaz é doutor em música pela UNICAMP, onde assumiu, a partir de 2025, a cadeira de Violão dentro da graduação em Música Popular, que esteve até então sob o comando do renomado violonista Ulisses Rocha. Rafael atua como violonista, arranjador, professor e produtor musical. Foi premiado em concursos nacionais de violão, apresentou-se como concertista em importantes séries de concerto e como solista à frente de orquestras e grupos de câmara. Com o grupo Algaravia lançou dois álbuns, "Algaravia" (2009) e "Música Brasileira de Concerto" (2016). Em duo com Guilherme Lamas realizou o show “Sinal dos Tempos”, uma homenagem ao violonista Garoto, e o álbum “Idas e Vindas” (2018). Com o cantor Guga Costa gravou uma releitura do clássico álbum de 1969 de Dorival Caymmi em "[a]dentro - uma homenagem a Caymmi e seu violão" (2022). Possui três álbuns autorais que demonstram sua produção ampla e eclética, “Paisagens Interiores” (2015), "Ainda dá tempo?" (2018) com o Rafael Thomaz Septeto e "Invenções para Violão e Percussão" (2019). Em 2017 apresentou-se como solista convidado no Gasteig em Munique na Alemanha. Dirigiu, produziu e compôs a trilha sonora de cinco temporadas da série Reflexões Contemporâneas para o Instituto CPFL e veiculadas pela TV Cultura.

Vídeos